@trans("lk.skipToMain")

Esta KET abrange o grande domínio do campo dos materiais, desde metais, polímeros sintéticos, cerâmicos, novos materiais compostos e biopolímeros. Desta forma, os materiais avançados são impulsionadores de grandes melhorias nas mais variadas áreas, desde automóvel, aeroespacial, mobilidade, construção, saúde, entre outras.

A manipulação dos materiais aos mais diferentes níveis, desde a sua composição de novas e diferentes estruturas internas, à alteração das suas propriedades físicas, de resistência, de abrasão permitem que os materiais avançados apresentem propriedades inovadoras e de alto valor acrescentado.

Estima-se que setenta por cento de todas as inovações tecnológicas estão ligadas aos materiais. Esta percentagem tem vindo a aumentar desde 1970 e a previsão é de continuar a aumentar até 2030. A Indústria Europeia, neste caso a Portuguesa, tem de apanhar este comboio e apostar numa inovação continua em materiais, a fim de se manter competitiva e realmente sustentável.

É desta forma esta diretiva dos materiais avançados impulsionada pelo programa Europeu Horizon 2020 para uma estratégia de longo prazo mais eficaz na resposta industrial às necessidades dos mercados. Sendo esta aposta de desenvolvimento e inovação do tecido industrial, não só da Europa, mas mundialmente.

Ao continuar a utilizar o nosso website está a concordar com a nossa política de privacidade.

Mais informações |

Subscreva a nossa Newsletter