A fotónica é um domínio multidisciplinar relacionado com a tecnologia e ciência da luz, abrangendo sua produção, deteção, gestão, manipulação, amplificação e uso da luz. A fotónica abrange um alargado número de aplicações científicas e tecnológicas, incluindo a deteção biológica e química, diagnóstico e terapia médica, tecnologias de visualização, armazenamento de energia, processamento ótico, bem como, uma variedade de componentes e equipamentos eletrónicos, como fotodiodos, LEDs e lasers.
A fotónica está identificada pela Comissão Europeia como uma das tecnologias com elevado potencial de aplicação nas indústrias dos diferentes setores, com maior enfoque no mercado europeu. Contudo, existem algumas lacunas que necessitam de ser mais exploradas, quando se integra a componente social e do cidadão, sendo necessário enfrentar alguns desafios sociais, como por exemplo, garantir o acesso às telecomunicações, preservar o meio ambiente e, com ele, a produção de alimentos, proteger altos níveis de atenção à saúde, garantir a segurança interna e externa e promover o desenvolvimento sustentável de energia.
Estas sinergias, entre as preocupações dos desafios sociais e o desenvolvimento e aplicação técnico e científico da fotónica, serão os grandes aliados para a criação de novos produtos ou melhorias em produtos existentes, consecutivamente crescimento das empresas, crescimento económico da indústria tanto nacional, europeia ou até mundial.